Segundo a Polícia Militar, a mãe amamentava a criança quando ela engasgou. Desesperada, ela pediu ajuda à equipe, que foi até a residência da família, no bairro Industrial, e conseguiu realizar as manobras necessárias para salvar o bebê.
Após a desobstrução das vias respiratórias, o menino foi levado com a mãe até a Santa Casa de Guararapes, onde permaneceu sob cuidados médicos para avaliação detalhada.
Orientações dos bombeiros para casos de engasgo
Situações como essa são consideradas comuns, e o Corpo de Bombeiros reforça a importância de os pais saberem como agir. A recomendação inicial é acionar o telefone 193 para que as equipes de socorro cheguem rapidamente ao local.
Enquanto aguardam, os responsáveis podem realizar manobras de desengasgo. Para crianças de zero a um ano, é necessário identificar se a obstrução é parcial ou total. Nos casos parciais, deve-se estimular a tosse, por exemplo, provocando reflexos como cócegas nos pés.

Se a obstrução for total, é preciso aplicar manobras específicas de desobstrução, como as chamadas tapotagens — leves batidas nas costas da criança, sempre com cuidado e seguindo as técnicas recomendadas. Veja no vídeo acima a demonstração prática de como realizar essas manobras em emergências.
Por: G1