O PAPI (do inglês Precision Approach Path Indicator, ou Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) é um sistema visual de auxílio à navegação aérea. Conforme a FAB, ele utiliza luzes calibradas para indicar ao piloto se a aeronave está acima, abaixo ou na rampa ideal de descida durante a aproximação para pouso.
Segundo a Força Aérea, os testes fazem parte de procedimentos de rotina e não representam risco à população. As ações são coordenadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), responsável pela verificação regular da segurança aérea.
Testes semelhantes ocorreram em novembro
Em novembro do ano passado, os moradores da cidade também se surpreenderam ao ver uma aeronave realizando diversas voltas em círculo sobre Uberlândia, especialmente sobre bairros próximos ao aeroporto.
As manobras chamaram a atenção, foram registradas em vídeos e geraram especulações nas redes sociais sobre possíveis problemas com o voo.
Na época, a Aena Brasil, administradora do aeroporto, informou que a aeronave pertencia ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), ligado ao Decea.
O voo fazia parte de testes programados para inspecionar e calibrar os sistemas de auxílio à navegação aérea, procedimento de rotina que ocorreu dentro da normalidade e sem risco à população.
Por: G1