Iturama: Câmara Municipal rejeita cassação e prefeito Dr. Herculano é absolvido em votação da comissão processante
20/12/2025
Fotos divulgação - WA Mídia
Na sexta-feira (19), a Câmara Municipal de Iturama realizou a sessão de votação do relatório da comissão processante que apurava denúncia por crime de responsabilidade contra o prefeito José Herculano. O processo foi iniciado após uma denúncia protocolada por um advogado local. A acusação sustentava que o prefeito teria descumprido os prazos legais estipulados para o protocolo das leis orçamentárias, a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA), junto ao Poder Legislativo.
A audiência ocorreu no plenário do Legislativo e contou com a leitura integral do processo antes das manifestações dos vereadores.
Após a leitura, alguns parlamentares utilizaram a tribuna para apresentar posicionamentos sobre a matéria. Em seguida, a defesa do prefeito também fez uso da palavra, juntamente com o chefe do Executivo. Posteriormente, foi realizada a votação nominal.
Votaram contra a cassação do mandato os vereadores Adebaldo, Amaral, Massa Bruta, Pedrinho e Ricardo Soler. Já os vereadores Ana Lúcia, Márcio Auto Escola, Ricardo Baiano, Karfrios e Mosquito votaram a favor da cassação. Houve ainda abstenções dos vereadores Dr. Cristian, Jeder Viana e Sinomar.
Com o resultado da votação, a comissão processante foi rejeitada e o prefeito José Herculano foi absolvido da acusação de crime de responsabilidade, permanecendo no cargo.