Carneirinho: operação da Polícia Militar de Meio Ambiente flagra morador com aves silvestres em cativeiro
Foto divulgação Polícia Militar de Meio Ambiente
Durante uma operação de combate ao tráfico de animais silvestres, realizada no município de Carneirinho (MG), a Polícia Militar de Meio Ambiente flagrou um morador mantendo seis pássaros da fauna nativa em cativeiro, além de possuir uma armadilha utilizada para a captura de aves. O indivíduo não possuía a devida autorização do órgão ambiental competente.
Segundo os militares, foram apreendidas cinco aves da espécie coleirinho (Sporophila caerulescens) e uma papa-capim-de-coleira (Dolospingus fringilloides), que estavam confinadas em duas gaiolas e um viveiro. A prática configura crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/98 e o Decreto Estadual nº 47.383/2018.
Após avaliação veterinária, constatou-se que as aves eram bravias e haviam sido capturadas recentemente. Elas foram devolvidas à natureza, em local adequado no próprio município de Carneirinho. As gaiolas e o viveiro utilizados foram destruídos, conforme determina a legislação ambiental vigente.
O responsável foi conduzido ao quartel da Polícia Militar, onde foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Ele responderá pelo crime de manter animais silvestres em cativeiro sem autorização, previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais. Também foi emitido Auto de Infração Ambiental no valor aproximado de R$ 15 mil.
A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça a importância da denúncia de práticas ilegais e alerta: capturar, manter ou comercializar animais silvestres é crime.

Foto divulgação Polícia Militar de Meio Ambiente
Informações Polícia Militar de Meio Ambiente