Arara-azul acompanha e pousa em capacete de ciclistas durante pedal em estrada do interior de SP: 'Presente de Deus'
16/09/2025
Arara acompanha ciclistas em Araçatuba (SP) — Foto: Reprodução / TV TEM
Uma arara-azul se tornou mais um incentivo para um grupo de ciclistas de Araçatuba (SP), que pedala ao menos cinco vezes por semana.
A ave tem acompanhado os praticantes da atividade física quando eles passam por uma estrada do bairro da Prata.
Registros de fotos e vídeos desse momento especial foram feitos pelos ciclistas e rapidamente ganharam repercussão pelas redes sociais. Assista acima.
Segundo apurado pela TV TEM, a arara acompanhou o grupo por aproximadamente seis quilômetros. Em grande parte do trajeto, ela chegou a pousar nas costas ou no capacete de alguns dos ciclistas.
O vendedor José Eduardo foi uma das pessoas que teve a sorte de ter a companhia da ave bem de perto.
“A gente viu ela saindo de dentro de alguma fazenda, de alguma chácara. E, de repente, ela encostou na gente. Nós diminuímos a velocidade. Ela encostou, pousou no capacete de um, do outro“, comentou José.
O grupo se reúne ao menos cinco dias da semana para pedalar. Em média, eles chegam a percorrer até 60 quilômetros por estradas rurais e urbanizadas da região de Araçatuba. O objetivo é se preparar para as provas de ciclismo.
A estrada que eles percorrem é asfaltada, mas o caminho é um convite para apreciar a natureza e o pôr-do-sol. Recentemente, começaram a perceber a presença cada vez mais próxima de animais silvestres.
A reportagem da TV TEM acompanhou o treino e, após 20 quilômetros de percurso, se deparou com a arara-azul se aproximando dos atletas.
Ela voa entre as bicicletas como se quisesse fazer parte da aventura. Para evitar muito esforço, escolhe um parceiro de viagem após pousar no capacete de um dos ciclistas.
Na segunda vez, o eletricista Cláudio Roberto Antunes foi beneficiado.
“Um presente de Deus. A natureza é incrível. Ela veio perto da orelha aqui, você fala: ‘Rapaz, vai dar uma puxada aí’. Que presente”, finaliza Cláudio.