Prefeito de Campina Verde Helder Carneiro participa do lançamento da Caravana de Combate à Fome em Belo Horizonte
27/08/2025
O prefeito de Campina Verde e presidente da AMVAP Saúde, Helder Carneiro, participou do lançamento da Caravana de Combate à Fome, realizado na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Belo Horizonte. A iniciativa é fruto de parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o MPMG, com o objetivo de fortalecer políticas públicas de segurança alimentar e ampliar a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
A ação foi apresentada como resposta às estatísticas que apontam a fome como uma realidade ainda persistente no Brasil. Segundo o relatório Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (Sofi) 2025, da FAO/ONU, entre 638 e 720 milhões de pessoas enfrentaram a fome em 2024. No Brasil, apesar da saída do país do Mapa da Fome, cerca de 35 milhões de brasileiros seguem em situação de insegurança alimentar.
Representando a região do Triângulo Mineiro e municípios associados à AMVAP Saúde, o prefeito Helder Carneiro destacou a importância da mobilização conjunta entre Poder Público e sociedade civil para garantir o direito fundamental à alimentação.
O evento também homenageou Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias (RJ), falecido em 2023, reconhecido por sua atuação nacional contra a fome e em defesa dos direitos humanos.
Além do prefeito de Campina Verde, estiveram presentes autoridades como o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior (representado pela desembargadora Maria Luíza de Marilac), o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, além de representantes de tribunais, órgãos públicos, associações e entidades da sociedade civil.
A Caravana de Combate à Fome prevê encontros em municípios mineiros para sensibilizar gestores e comunidades locais, com ações de orientação, adesão e efetivação de políticas de segurança alimentar, buscando reduzir desigualdades sociais e enfrentar a fome em pleno século XXI.
Confira a fala do prefeito Helder Carneiro:
Informações: Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG