
Segundo a Polícia Federal, são cumpridos quatro mandados de prisão e quatro de busca e apreensão em Jales (SP), Rio Brilhante (MS), Nova Alvorada do Sul (MS) e Balneário de Arambaré (RS).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/c/P/qY1tE0Q9CnzDpRjAIwAg/foto-g1-2026-06-18t105529.307.png)
Polícia Federal desarticula grupo criminoso ligado ao tráfico internacional de drogas em Jales (SP) — Foto: Polícia Federal/Divulgação
Conforme apurado pela TV TEM, o investigado preso em Jales seria responsável pelo apoio logístico em solo. A suspeita é de que ele aguardava, em um carro, a chegada da aeronave para fazer o transporte da carga de droga após o pouso.
Durante a operação, policiais federais também cumpriram mandado de busca e apreensão relacionado ao suspeito.
Ao longo das investigações, a PF identificou o piloto e o tripulante da aeronave, além de pessoas responsáveis pelo apoio logístico em solo, pelo transporte da droga e pela negociação do avião utilizado pela organização criminosa, que fugiram na ocasião da apreensão.
Segundo a PF, o piloto da aeronave, teve o nome incluído na Difusão Vermelha da Interpol. Embora mantivesse residência no estado do Rio Grande do Sul, foi localizado na Colômbia.
O responsável pelo “resgate” dos envolvidos na zona rural, bem como os integrantes da equipe que aguardavam a aeronave em solo para receber e transportar, por via terrestre, a carga de entorpecentes e o responsável pela negociação da aeronave utilizada pelo grupo criminoso, também foram identificados.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam veículos, equipamentos eletrônicos, documentos e armas de fogo, entre elas fuzis, pistolas, munições e outros equipamentos de calibre restrito.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/c/M/5AKU4XS7GFYNVWUjFLig/aviao.jpg)
Policiais encontraram mais de 600 quilos de cocaína em avião com marcas de tiros — Foto: Polícia Federal/Divulgação
A ocorrência que deu origem à investigação começou quando uma aeronave suspeita foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) após entrar irregularmente no espaço aéreo brasileiro, pela região de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a FAB, o avião não possuía plano de voo. Os pilotos militares fizeram os procedimentos previstos, incluindo tentativas de comunicação e a determinação para que a aeronave pousasse em um aeródromo indicado.
A aeronave acabou fazendo um pouso forçado na zona rural de Pontalinda. Quando as equipes chegaram ao local, os ocupantes já tinham fugido, abandonando a carga de 663 quilos de cocaína, que foi apreendida pela PF.
Segundo a Polícia Federal, há suspeita de que os disparos foram efetuados pelos próprios criminosos para tentar causar um incêndio na aeronave e destruir a droga.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/E/0/uPrpf9R8O0mVcYL79XyA/aviao.jpg)
FAB perseguindo avião com mais de 600 quilos de cocaína na região de Jales — Foto: Arquivo pessoal
Por: G1