Criador é multado em R$ 133 mil por manter 655 aves exóticas irregularmente em sítio em Jales (SP) — Foto: Polícia Ambiental/Divulgação
Segundo a polícia, o dono do local afirmou atuar há cerca de 28 anos como criador de aves exóticas e disse que a atividade servia como complemento da renda familiar. Durante a vistoria, no dia 26 de abril deste ano, os policiais encontraram diversos viveiros de alvenaria com aves.
Apesar de não terem sido localizadas aves silvestres nativas mantidas ilegalmente, a equipe constatou a presença de centenas de aves exóticas que dependem de autorização e controle dos órgãos ambientais.
Entre os animais encontrados estavam:
-
564 agapornis;
-
58 ring necks;
-
23 grandes alexandres;
-
10 roselas.
Ainda conforme a polícia, algumas espécies encontradas, como calopsitas, periquitos-australianos, manons e diamantes-de-gould, são consideradas isentas de controle ambiental federal.
A corporação informou que todas as aves estavam em boas condições físicas, com alimentação e água disponíveis. Mesmo assim, diante da irregularidade, os policiais aplicaram a multa no valor de R$ 133 mil ao criador.
Segundo a Polícia Ambiental, a multa foi aplicada por introdução e manutenção de espécies exóticas sem licença expedida pelos órgãos competentes, conforme prevê a legislação ambiental paulista.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/r/R/ANIBLVTwAKAn8HiMjaUQ/whatsapp-image-2026-05-21-at-09.55.39.jpeg)
Polícia Ambiental encontra mais de 650 aves exóticas irregulares em propriedade de Jales (SP) — Foto: Polícia Ambiental/Divulgação
Por: G1