Os órgãos, que foram captados no Hospital de Base (HB), são de um homem de 27 anos, vítima de um trauma. O coração seguirá para a Santa Casa em Barretos, onde será feita a cirurgia. As causas da morte do paciente não foram divulgadas.
“A família deste rapaz de 27 anos é mais uma que, envolvida em momento de extrema dor, compreendeu a importância deste gesto e de salvar uma vida. Nós ficamos sempre muito sensibilizados ao presenciar este gesto de puro altruísmo”, afirmou o médico nefrologista João Fernando Picollo de Oliveira, coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do hospital.
Conforme o hospital, no ano passado, dos familiares consultados no momento em que a morte é confirmada, 75% aceitaram doar os órgãos. Em 2025, a OPO do HB captou 102 órgãos e tecidos, um aumento de 10% em relação a 2024.
Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), um único doador falecido pode beneficiar até oito pessoas com órgãos (coração, dois pulmões, fígado, que pode ser bipartido em dois receptores, pâncreas e dois rins).
Além disso, a doação de tecidos (córneas, pele, ossos, válvulas cardíacas, tendões, cartilagens, vasos sanguíneos) pode beneficiar mais de 50 pessoas.
Por: G1