Câmeras de segurança registraram a invasão e a fuga dos criminosos.
Em nota, a Prefeitura Universitária da UFU informou que está acompanhando a investigação policial sobre o furto. Confira a íntegra abaixo.
Segundo a Polícia Militar (PM), que atendeu a ocorrência, uma funcionária do setor de monitoramento percebeu o movimento suspeito e um vigilante conseguiu conter um dos autores na parte externa da UFU.
Ele informou aos militares que do lado externo da instituição haviam outras duas pessoas que davam cobertura à ação. O vigilante encontrou os criminosos, mas, diante das ameaças sofridas e temendo por sua segurança, não conteve os autores e retornou para o interior do campus apenas com uma das três mochilas.
A PM foi acionada e encontrou um dos suspeitos, que foi detido e levado até a Polícia Federal (PF). De acordo com os militares, foram furtados 32 conectores metálicos de mangueiras de incêndios e cinco deles foram recuperados.
Ponto a ponto do vídeo:
- Dois homem - um sem camisa e com calça jeans, e outro vestindo calça jeans, camiseta azul escuro e boné rosa - atravessam a Avenida João Naves de Ávila e seguem em direção à Avenida Segismundo Pereira;
- Já na Avenida Segismundo Pereira, eles pulam o muro próximo ao portão de pedestres que dá acesso à biblioteca do campus;
- Eles atravessam a rua interna do campus e seguem em direção aos blocos de salas de aula;
- Quatro minutos depois, eles reaparecem correndo de volta ao muro;
- Um deles deixa algo cair no asfalta, para, se abaixa e pega. Ambos voltam a correr em direção ao muro;
- Cerca de 50 segundos depois, um vigilante chega ao portão de pedestres próximo de onde eles pularam;
- Um segundo vigilante chega logo em seguida;
- Eles abrem o portão. Um deles segue a pé e o outro de motocicleta em rastreamento aos autores do lado externo do campus.
UFU acompanha investigação
Confira a íntegra da nota divulgada pela UFU:
"A Divisão de Vigilância Patrominial da prefeitura Universitária da Universidade Federal de Uberlândia informa que está acompanhando a investigação policial sobre o furto de peças metálicas dos equipamentos de combate a incêndio, ocorrido na tarde do dia 01 de janeiro de 2026, no Campus Santa Mônica. Na ocorrência, três indivíduos pularam o muro da Universidade por volta das 16h para efetuar o furto e, rapidamente, foram visualizados pela equipe de monitoramento de câmeras, que acionou a vigilância. Um dos indivíduos foi contido pela equipe de vigilância da UFU até a chegada da Polícia Militar, que prontamente registrou a ocorrência e o conduziu para a Polícia Federal. Esse indivíduo encontra-se preso e parte dos equipamentos furtados já foi recuperada."
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/X/P/ApT4laRAAw11J9Co37Hg/whatsapp-image-2026-01-02-at-17.24.49-1-.jpeg)
Criminosos invadem campus Santa Mônica da UFU e furtam componentes de mangueiras de incêndio — Foto: Polícia Federal/Reprodução
Por: G1