A Prefeitura de São José do Rio Preto informou que a vacina, que protege contra a Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus sincicial respiratório, já foi recebida no município. As doses serão armazenadas e distribuídas para todas as unidades básicas de saúde e para o Centro Pediátrico na terça-feira (9), e a aplicação será feita em gestantes.
Segundo a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michele Barcelos, a imunização da gestante é fundamental porque, ao receber a vacina, o sistema produz anticorpos que são transferidos pela placenta ao bebê. Estes anticorpos irão proteger a criança nos primeiros seis meses de vida, período de maior risco de doença grave. A vacina é recomendada a cada gestação.
Segundo a prefeitura, o vírus sincicial respiratório (VSR) causa infecções nas vias respiratórias e pode evoluir para quadros mais graves, como bronquiolite e pneumonia, especialmente em bebês, crianças pequenas e idosos.
Os sintomas incluem coriza, tosse, febre, dificuldade respiratória, chiado no peito e, em bebês, dificuldade para mamar e irritabilidade. A transmissão ocorre pelo contato com gotículas respiratórias de pessoas infectadas ao tossir, espirrar ou falar, ou ainda pelo toque em superfícies contaminadas.
A prefeitura informou que Rio Preto registrou 354 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave pelo VSR. Cerca de 53% das internações ocorreram em crianças menores de 1 ano, seguidas por crianças de 1 a 4 anos, com 28% das internações. Os idosos aparecem na sequência, representando 13% das internações.
- A vacina VSR estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rio Preto, com funcionamento das salas de vacina de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
- No Centro de Atendimento Pediátrico, o horário de funcionamento da sala de vacina é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30.
UBS com horário ampliado:
- UBS Parque Industrial, UBS São Deocleciano, UBS João Paulo II/Jaguaré: das 7h30 às 18h30
- UBS Solo Sagrado: das 7h30 às 19h
Por: G1