"Em um primeiro momento, os envolvidos foram advertidos e orientados. Não houve aplicação de penalidades, uma vez que não foram registrados casos reincidentes", acrescentou o texto.
Plano de contingenciamento
O decreto de situação de emergência venceu, mas manobras de suspensão no fornecimento de água ainda podem ser adotadas porque o plano de contingenciamento de seca segue valendo até que aconteçam 10 dias consecutivos de reservatórios abertos e a vazão do rio Uberaba atinja 1.200l/s sem a contribuição do Rio Claro.
Reservatórios fechados à noite
Nesta segunda-feira (24) , o fornecimento de água será suspenso em todos os bairros da cidade a partir das 21h. Os reservatórios permanecerão fechados até 4h30 de terça-feira (25).
Em nota, a Codau informou que na nedição feita na manhã hoje, o índice de reservação estava em 49,1%, menos da metade da capacidade. Já a vazão do Rio Uberaba estava em 1.170 litros por segundo, abaixo do mínimo necessário para o abastecimento da cidade.
Segundo a companhia, no fim de semana choveu apenas 0,8 mm na cidade, quantidade insignificante para a recuperação do volume do Rio Uberaba.
"A recuperação do lençol freático depende de chuvas volumosas por um período constante. As medidas de economia são necessárias para evitar o alto consumo e garantir a estabilidade dos reservatórios", encerra o texto.
Por: G1