Por volta das 14h, o avião sobrevoou bairros no entorno do aeroporto da cidade diversas vezes. Moradores registraram as manobras em vídeos.
O g1 foi atrás da explicação e descobriu o motivo das manobras em círculos no céu de Uberlândia. Não há motivo para preocupação!
Segundo a Aena Brasil, empresa que administra o aeroporto de Uberlândia, o voo foi realizado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), vinculado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), com o objetivo de inspecionar e calibrar os sistemas de auxílio à navegação aérea em aeroportos e pontos estratégicos do espaço aéreo brasileiro, garantindo segurança e precisão nas rotas.
O Decea é o órgão federal vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), responsável por gerenciar todo o tráfego aéreo no Brasil.
O Departamento explicou à reportagem que a aeronave oficial estava apenas realizando testes programados, e tudo ocorreu dentro da normalidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/H/v/02un9hQB6LWv1SP1SliA/design-sem-nome-1-.png)
Avião usado para os testes — Foto: Rafael Ferreira
O voo em questão foi realizado para testar e liberar o novo sistema de luzes do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI), que ajuda pilotos a fazerem o ângulo correto de aproximação, na cabeceira 04 da pista do Aeroporto de Uberlândia.
🔎O PAPI (do inglês Precision Approach Path Indicator, ou Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) é um sistema visual de auxílio à navegação aérea. Conforme a FAB, ele utiliza luzes calibradas para indicar ao piloto se a aeronave está acima, abaixo ou na rampa ideal de descida durante a aproximação para pouso.
Ainda de acordo com o Decea, a ação é realizada sob demanda para garantir que o novo equipamento esteja operando dentro das normas de segurança. O procedimento também permite identificar se há necessidade de ajustes ou correções pela equipe de manutenção em solo.