Operação Tormentum Ferri resulta em seis prisões em Uberlândia
9/07/2025
Uma organização criminosa especializada na adulteração de caminhões, semirreboques e desvio de cargas em rodovias de Minas Gerais e Goiás foi desarticulada, nesta terça-feira (8/7), durante a operação Tormentum Ferri, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em Uberlândia, Triângulo Mineiro. Três mulheres e três homens foram presos.
As prisões ocorreram em diferentes bairros da cidade, como Laranjeiras, Marta Helena, Shopping Park e São Jorge. De acordo com o delegado regional em Uberlândia, Gustavo Anai, entre os alvos detidos, estão o líder da organização, de 38 anos, e a companheira dele, de 30, apontada como braço direito do grupo.
No curso da ação policial, também foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.
Investigações
As apurações tiveram início em setembro de 2023, quando a Polícia Civil localizou um desmanche de caminhões em um galpão no bairro Alto Umuarama. A partir daí, os investigadores constataram que a organização possuía ramificações em diversos bairros da cidade e funcionava de maneira estruturada e coordenada.
Gustavo Anai informou que o grupo atuava trazendo carretas e caminhões furtados ou roubados para Uberlândia, onde os veículos eram desmontados, adulterados e reintroduzidos na cadeia criminosa.
Tormentum Ferri
A denominação Tormentum Ferri, segundo o delegado regional, simboliza a resposta do Estado a esse tipo de crime. “O nome representa uma verdadeira tempestade de ferro contra uma cadeia criminosa que vinha se beneficiando da violência, do furto e da desestabilização econômica provocada pelo roubo de veículos de carga. A expressão em latim confere à operação a contundência que ela representa no enfrentamento ao crime organizado”, afirmou.
As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos e apurar conexões com crimes semelhantes em outros estados.