Antes de realizar a operação para remover os fios, a CPFL notifica as empresas e estabelece o prazo de 60 dias para que elas regularizem a situação. Em casos de descumprimento, elas são autuadas.
De acordo com a companhia, de janeiro a novembro deste ano foram emitidas 7.100 notificações e aproximadamente 4 toneladas de materiais soltos foram removidos dos postes. Neste mês, 39 operadoras foram notificadas.
Esta semana, em apenas quatro dias, a CPFL recolheu 500 quilos de fios e cabos que estavam soltos em postes na região central da cidade. O trabalho é realizado até o dia 20 de dezembro.
Cada poste tem capacidade para atender até cinco empresas, que precisam de autorização da concessionária para realizar a instalação.
No entanto, algumas são clandestinas e também usam os locais para realizarem instalações irregulares.
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Companhia de Energia recolhe fios e cabos soltos em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Reprodução / TV TEM
Após serem recolhidos, os cabos são encaminhados para a CPFL onde permanecem por duas semanas até que as operadoras realizem a remoção.
Apesar dos postes pertencerem a companhia de energia elétrica, é responsabilidade das empresas de telefonia, internet e TV a cabo realizarem a manutenção periódica dos fios que ficam soltos.
O morador que se deparar com essa situação pode entrar em contato com a CPFL pelo telefone 0800 10 1010.
Por: G1