Os carrapatos encontrados nas capivaras foram recolhidos e encaminhados para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para saber se há a presença de bactéria do gênero Rickettsia, causadora da febre maculosa.Uberaba não registra casos da doença desde 2018.
Capivara e febre maculosa
As recentes mortes causadas pela febre amarela no Sudeste trouxe à tona o risco da transmissão da doença.
A capivara, muitas vezes, leva a culpa nos casos de febre maculosa. Mas, na verdade, o responsável por transmitir a doença é o carrapato-estrela, que pega “carona” com os animais.
“O carrapato é o vetor da doença e a capivara, o hospedeiro. Em outras palavras, a capivara é só o ‘motorista’ do carrapato-estrela, que é o verdadeiro responsável em levar a febre maculosa”, explica Gisela Sobral, coordenadora do Projeto Incisivos, que trabalha na divulgação científica sobre roedores.
Ciclo da febre maculosa envolve carrapatos e capivara — Foto: Amanda Paes/G1
Por: G1