Iturama, cidade das quedas d'água, completa 74 anos de emancipação política e administrativa
21/08/2022
Iturama, a nossa querida Pérola do Pontal, completa nesta terça-feira, 23 de agosto de 2022, os seus 74 anos de emancipação política e administrativa.
A cidade, uma das mais promissoras da região, fica localizada no Triângulo Mineiro, a 750 km da capital mineira, Belo Horizonte, e tem, segundo estimativa do IBGE de 2021, cerca de 40.101 habitantes.
Vale frisar que Iturama apresenta uma privilegiada localização, à margem direita do Rio Grande, na divisa com o estado de São Paulo.
De acordo com relatos históricos, a origem do nome "Iturama" (yty-terama em tupi ) é fruto de uma interpretação de Joaquim Ribeiro Costa, José Carvalho e Cônego Osório e remete à "região das quedas d’água", provavelmente em referência às grandes cachoeiras que existiam onde se situa hoje a Usina Hidrelétrica de Água Vermelha.
A economia ituramense é baseada na agricultura, na plantação de cana-de-açúcar, na produção do álcool e do açúcar e na prestação de serviços.
Cidade de um povo acolhedor, que abraçou e abraça pessoas vindas de diversas partes do Brasil que aqui vêm morar, Iturama logo conquista os corações dos recém-chegados.
A reportagem WA esteve na Casa da Memória e conversou com Francisco Pereira de Queiroz, popular "Neto", formado em Serviço Social, Pós - Graduado em Museugrafia e Patrimônio Cultural, Coordenador da Casa da Memória, o qual contou um pouco da história do município.
Acompanhe a matéria, em áudio e vídeo, a seguir.
Para a comemoração dos 74 anos de Iturama, foi preparada a seguinte programação:
5h – Alvorada com a banda municipal na praça Santa Rosa
8h – Hasteamento das bandeiras na Praça Santa Rosa
9h – Missa em ação de graças na Praça Santa Rosa
11h às 14h – Churrasco na avenida José de Freitas Nunes
18h – Animação com trio elétrico na Praça Santa Rosa
22h – Show com Matogrosso e Mathias na Praça Santa Rosa.
A nossa querida Iturama desejamos evolução e muito progresso.