Iturama: Primeira escola pública do município completa 80 anos de existência
Em 14 de junho de 1942, há exatamente 80 anos, foi inaugurada a primeira escola pública de Iturama.
Com a criação do Distrito de Santa Rosa, os moradores pediram a construção de uma escola pública ao Prefeito Nicodemus de Macedo, do município de Campina Verde, ao qual pertencia o Distrito de Santa Rosa. No início da década de 40 ele atendeu.
Apesar da grande quantidade de lotes vazios existentes no pequeno distrito, deu ordens para que a escola fosse construída no local do primeiro cemitério. Houve muita queixa dos parentes dos mortos, receio dos pais dos alunos e também muito medo por parte das crianças que iam estudar no local. Porém, valeu a decisão do Prefeito e, como todos precisavam muito da escola, logo se conformaram.
Depois de muita polêmica, fizeram o translado das ossadas para o novo cemitério e desocuparam a área para a obra. Para a construção foi contratado o construtor Sr. Camilo de Freitas Silveira, da cidade de Campina Verde.
O prédio da escola foi inaugurado em 14 de junho de 1942. O projeto arquitetônico da pequena escola não vislumbrava muito progresso para o Distrito, pois contava apenas com uma sala de aula para cinquenta alunos, dispostos em carteiras duplas.
O pequeno alpendre dava acesso à entrada e outra modesta sala servia como Diretoria e Secretaria. A partir da década de 40, várias professoras, ora leigas, ora com diploma de normalistas, assumiram a educação no Distrito de Santa Rosa, Camélia e posteriormente Iturama.
No prédio da escola, foi realizada a cerimônia de instalação do município de Iturama em 1 de janeiro de 1949, local da posse do Intendente e dos primeiros prefeitos. Ali também foram realizadas as primeiras reuniões da Câmara Municipal, festas de casamentos e bailes da época.
Durante muitos anos o prédio escolar serviu para abrigar muitas outras escolas. Entre elas:
Escola Nossa Senhora de Lourdes (1952), Ginásio Santa Rosa (1963 - hoje E.E. Antônio Ferreira Barbosa), Escola José Tiago de Queiroz (1964), Escola Santa Rosa (1968) e Escola Municipal Minas Gerais que em 1979 transferiu-se para Escola Municipal João Ribeiro Rosa.
Alojou também o curso do MOBRAL, Agência do Correio, Banda Municipal, Biblioteca Municipal, Inspetoria de ensino e a Associação de Artesãos. Em 2006, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural, em 2010, foi restaurado e, em 23 de agosto de 2010, foi inaugurado recebendo o nome de Casa da Memória "Professora Aldeni Janones". Hoje suas paredes guardam a história do município de Iturama.

Informações Casa da Cultura - Neto Queiroz