Momento da Segurança WA: Primeiros socorros em desmaios e convulsões
11/03/2022
SINTOMAS APRESENTADOS:
INCONSCIÊNCIA, SUOR ABUNDANTE, PULSO E RESPIRAÇÃO FRACOS.
PROCEDIMENTOS:
Deite a vítima de costas, com a cabeça mais baixa. Levante suas pernas, afrouxe suas roupas e aplique compressas frias no rosto e na testa.
Verifique a respiração e pulsação:
Se a vítima apresentar o rosto demasiadamente avermelhado, a cabeça deve ser mantida mais alta que o corpo enquanto persistir esse sintoma.
Se a situação se prolongar por mais de 2 minutos, agasalhe a vítima e procure atendimento médico imediatamente, pois ela pode estar entrando em estado de choque.
Mesmo após recuperada a consciência, a vítima deve ficar em repouso durante vários minutos.
CONVULSÕES:
É quando a vítima apresenta contratura involuntária da musculatura, provocando movimentos desordenados e perda da consciência.
PROCEDIMENTOS:
Coloque a vítima deitada de costa em lugar confortável, com a cabeça de lado, para que não se afogue com a saliva;
Retire do corpo da vítima todos os objetos que possam machucá-la (pulseira, colares, óculos, etc.)
Durante as convulsões, proteja a cabeça da vítima, mas não impeça os movimentos convulsivos, afaste os curiosos e cuide que ela não se machuque ao debater-se.
Não tente introduzir objetos na boca da vítima durante as convulsões.
Cessada as convulsões, tenha a certeza de que as vias aéreas estejam abertas e de que a respiração da vítima esteja adequada.
Mantenha a vítima deitada ainda por alguns minutos até que ela tenha total controle de si, deixando-a dormir, se necessário, enquanto aguarda atendimento médico adequado.
Por: Pedro Viçoso - Tecnico em segurança do trabalho