Carteira de identificação para autistas começa a ser entregue em Uberaba
Imagem ilustrativa da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Uberaba — Foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação
“Gratidão é o nosso sentimento", disse a mãe da pequena Sophia de Queiroz Amaral, de 4 anos, após a filha receber a primeira Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) entregue em Uberaba. A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira (18), no anfiteatro do Centro Administrativo. O decreto que regulamenta a emissão do documento havia sido publicado no Porta-Voz do dia 4 de fevereiro.
Priscilla Ramos de Queiroz Amaral contou que a filha tem dificuldade para interagir e de aguardar por atendimento. "Já aconteceu de levarmos a Sophia a uma consulta médica e irmos embora porque ela não aguentou esperar, e não nos deram prioridade”, contou.
Agora, com a carteira de identificação, Sophia e outras crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão assegurado o acesso prioritário.
"O poder público está, de forma efetiva, garantindo um dos direitos da minha filha e de muitos outros autistas uberabenses. Gratidão é o nosso sentimento", declarou a mãe.
O que o Ciptea representa e como solicitar
A carteira gratuita visa identificar e garantir à pessoa com TEA o atendimento prioritário em espaços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Segundo a Prefeitura, o documento irá possibilitar o mapeamento dos casos de autismo em Uberaba e aprimorar as políticas públicas para esse público.
"A regulamentação da emissão da carteirinha demonstra o compromisso do Governo Municipal na garantia de direitos do autista. Além disso, a carteira de identificação possibilitará à administração pública mapear os casos de transtorno no Município e aprimorar as políticas públicas para esse grupo", afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes."
Para solicitar a carteira, é preciso levar os documentos (veja lista abaixo) na sede da Secretaria, que fica na Rua Lauro Borges, n.º 97, Bairro Estados Unidos, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A validade da carteira é de 5 anos, devendo ser renovada.
Documentos necessários
-
certidão de nascimento ou documento de identidade;
-
CPF;
-
comprovante de endereço atualizado;
-
atestado médico emitido por profissional especialista em neurologia ou psiquiatria;
-
requerimento preenchido e assinado pelo interessado ou representante legal;
-
foto 3x4 recente.
Por: G1