Momento da Segurança WA: Primeiros socorros com massagem cardíaca e reanimação respiratória
09/09/2019
VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA ... ESTEJA PREPARADO!!!
Os sinais das paradas cardíacas são ausência de pulsação, de movimentos cardíacos e de movimentos respiratórios. Reanimação é a respiração artificial e a massagem cardíaca.
CRIANÇAS A PARTIR DE 11 ANOS DE IDADE PODEM SALVAR VIDAS.
SEGUNDO DADOS, 86% DOS INFARTOS DO MIOCARDIO OCORREM EM CASA E CERCA DE 33% DESSES ACONTECEM QUANDO A VÍTIMA ESTÁ ACOMPANHADA APENAS DE UMA CRIANÇA.
VEJA COMO FAZER A RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL OU “BOCA-A-BOCA”:
POSICIONE A VÍTIMA DE COSTAS SOBRE UMA SUPERFÍCIE FIRME;
Abra as vias respiratórias, inclinando suavemente o queixo da vítima para trás. Às vezes, essa manobra já deixa passar o ar e a respiração se reestabelece.
Retire objeto da boca da vítima caso esteja dificultando a entrada de ar.
Com o polegar e o dedo médio de uma das mãos, feche seu nariz, assim, evitará que o ar escape.
Respire profundo e coloque a sua boca sobre a da vítima. Assopre firme, fazendo isso duas vezes. Observe se o tórax da vítima se eleva, sinal de que o ar está indo para os pulmões. Se a vítima for um bebê, coloque sua boca sobre o nariz e a boca e sopre duas vezes, observando o tórax.
MASSAGEM CARDÍACA:
Com a vítima na posição deitada em superfície firme e plana, ajoelhe-se ao seu lado.
Apoie a mão sobre a parte inferior do tórax, na região do osso esterno, de forma a propiciar fazer a maior força possível.
Coloque a outra sobre a primeira e faça pressão, utilizando o peso do seu corpo para que o coração seja comprimido dentro do tórax (compressão);
Repita o procedimento de compressão/descompressão, mantendo o ritmo a cada 2 segundos, quantas vezes forem necessárias. Observação: nos bebês, as compressões devem ser feitas com os dedos e não com a mão.
Depois de realizada a massagem cardíaca e a respiração, verifique se há pulso na vítima. Se houver pulso, mas a vítima não estiver respirando, pratique novamente a respiração artificial enquanto o socorro não chega;
Para a massagem cardíaca, verifique se a vítima não sofreu impacto na região do peito, senão a massagem pode ser perigosa. O socorro imediato é fundamental.
Se esse atendimento demorar até 10 minutos, a chance de sobrevida é de apenas 2%. Quando feito antes de cinco minutos, as chances sobem para 50%.
Por: Pedro Viçoso - Técnico em segurança do trabalho