Momento da Segurança WA: Prevenção de acidentes em vasos sanitários
-
Muitas pessoas, nos lares e banheiros públicos, sobem nos vasos sanitários para não ter contato com partes contaminadas da privada. Com isso, correm risco de lesões graves ou mortes caso o vaso sanitário quebre. Há pessoas que sobem também no vaso sanitário para fazer atividades diversas, por exemplo, para consertar ou limpar caixas de descargas ou faxina em geral. “É EXPRESSAMENTE PROIBIDO SUBIR NOS VASOS SANITÁRIOS”, POR SEREM FEITO DE LOUÇA E POR NÃO SEREM FEITOS PARA SUPORTAR PESO CONCENTRADO. Caso não haja como sentar no vaso por motivo de limpeza, limpe e forre-o com papel higiênico, “MAS JAMAIS SUBA NO VASO. NEM POR UM MINUTO” – NEM SE FOR RAPIDINHO!! As fotos tiradas durante atendimento médico constituem imagens chocantes! O banheiro deve ter espaço útil para duas pessoas, para caso de você precisar de ajuda. A maioria dos acidentes acontecem em casa. O lar é o nosso refúgio, mas é também um lugar PERIGOSO! DICAS DE PREVENÇÃO NO VASO SANITÁRIO E PROXIMIDADES:
-
Mais uma vez, NÃO SUBA EM HIPÓTESE ALGUMA NO VASO SANITÁRIO;
-
Deixe o piso do banheiro sempre seco;
-
Evite prateleiras de vidro e superfícies cortantes DICAS PARA EVITAR O ENTUPIMENTO DO VASO SANITÁRIO:
-
Não descartar no vaso quaisquer objetos, por exemplo papel higiênico, cotonetes, fraldas, bitucas de cigarro e outros. LEMBRE-SE de jogar esses itens no sexto de lixo. VASO SANITÁRIO NÃO É LIXEIRA!!
Também não jogue cabelos no vaso sanitário. Se você não é habilitado para desentupir o vaso sanitário, chame empresa especializada. Acidentes também acontecem durante os DESENTUPIMENTOS. LEMBRE-SE: LESÕES POR ACIDENTES COM VASOS SANITÁRIOS CAUSAM INCAPACIDADES PARA O RESTO DA VIDA OU ATÉ PROVOCAM A MORTE DAS PESSOAS. ENSINE AS CRIANÇAS SOBRE O RISCO DE SUBIR NO VASO SANITÁRIO.
Por: Pedro Viçoso - Tecnico em segurança do trabalho



