Segundo o boletim de ocorrência, a mulher recebeu uma ligação telefônica em que a suposta atendente do INSS dizia que ela deveria fazer a prova de vida da mãe, que morreu. Entenda o golpe abaixo.
Durante a ligação, a enfermeira foi orientada a fazer a portabilidade da conta bancária da mãe para a própria conta, para continuar recebendo valores. A vítima, então, forneceu a senha da conta bancária.
Ao perceber indícios de golpe, interrompeu a operação. Em seguida, recebeu outra chamada, com instruções sobre como proceder. Na ocasião, a mulher percebeu que os golpistas acessaram a conta dela e fizeram operações fraudulentas.
Os empréstimos em sequência e pagamentos totalizaram um prejuízo de R$ 36,2 mil. A ocorrência foi registrada como estelionato na Central de Flagrantes.
⚠️ Entenda o golpe
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/Q/82ralWSUmIe6HjI1hWhA/selo-liga-inss-1920.jpg)
É #FAKE que INSS ligue para beneficiário para fazer prova de vida — Foto: Reprodução
No início de maio de 2025, surgiram nas redes sociais relatos de pessoas denunciando ter recebido ligações telefônicas sobre esse tema. A gravação, com um conteúdo mentiroso, diz:
"Você está no INSS, o Instituto Nacional de Seguridade Social. Você é um convocado dentre 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para fazer a prova de vida. Digite 1 para prosseguir com atendimento de prova de vida".
As mensagens se espalharam após a revelação de um esquema bilionário de fraudes no INSS, ocorrida após uma operação deflagrada em 23 de abril de 2025 pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O Fato ou Fake mostrou a gravação ao INSS. Assista ao vídeo acima na reportagem. Em nota, a assessoria de imprensa do órgão informou que o instituto não faz ligação de convocação. A prova de vida é um procedimento obrigatório e ocorre todo ano, como determina Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991.
Por: G1